<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <!-- Imprensa Livre 3 --> <ins class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:300px;height:600px" data-ad-client="ca-pub-4523451203988549" data-ad-slot="6071147985"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>
.


Como já era esperado, o ex-presidente Lula falou em depoimento à Polícia Federal que não sabia de nada sobre a roubalheira na Petrobras que teve início logo no seu primeiro ano de mandato em 2003. Lula também insinuou que é uma coincidência o fato de haver tantos amigos e companheiros do partido envolvidos e presos por roubarem a estatal.

Quem conhece o ex-presidente sabe que ele é um exímio negociador e que procura se inteirar de todos os detalhes nos acordos que fecha, levando em conta as vantagens políticas ou financeiras em seus combinados. Lula costuma se encarregar de todas articulações importantes, mantém reuniões constantes e gosta de tratar pessoalmente com todos que possuam alguma relação com o PT, o governo ou outros focos de interesse, como foi o caso da Petrobras e das nomeações feitas por ele ou por terceiros. Lula nunca abre mão de assegurar vantagens em nada que dependa de seu crivo. 

Mas não foi este Lula que prestou depoimento esta semana. O Lula que compareceu à justiça disse que diretores da Petrobrás alvos da Operação Lava Jato não foram escolhidos por ele, mas pelos partidos políticos que apoiaram o seu governo. 

Na versão do petista, coube a ele apenas indicar formalmente os nomes ao Conselho de Administração da estatal, que os referendou. O ex-presidente foi ouvido em inquérito que apura suposta formação de quadrilha por políticos de PP, PT e PMDB para desviar recursos da companhia.

o ex-presidente foi questionado pelos investigadores sobre o processo de indicação e nomeação dos executivos da Petrobrás e também a respeito de suas relações com o pecuarista José Carlos Bumlai. Atualmente preso em Curitiba, o empresário confessou ter tomado, em seu nome, empréstimo de R$ 12 milhões no banco Schahin para o caixa 2 do PT – o valor nunca foi pago. Lula confirmou ser amigo de Bumlai, mas novamente negou conhecer as atividades de seu amigo em favor de seu partido.

Esperto, Lula assumiu responsabilidade apenas pela indicação de um morto. O ex-presidente novamente negou relações com os diretores investigados que indicou direta ou indiretamente. Assumiu apenas a indicação de José Eduardo Dutra para o cargo de diretor-presidente da Petrobras, entre janeiro de 2003 a julho de 2005. José Eduardo Dutra morreu em outubro deste ano. No mais, Lula afirmou que não sabe de nada, não viu nada e que não conhece ninguém que roubou a Petrobras.

Lula também foi intimado a depor no inquérito da Operação Zelotes que investiga o escândalo de vendas de Medidas Provisórias em seu governo e no da presidente Dilma, mas pediu para cancelar seu depoimento. Seu filho Luis Claudio Lula da Silva também é investigado no inquérito. Só vai faltar o Lula dizer que não conhece o rapaz.


@muylaerte

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.