<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <!-- Imprensa Livre 3 --> <ins class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:300px;height:600px" data-ad-client="ca-pub-4523451203988549" data-ad-slot="6071147985"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>
.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Dias Toffoli chamou atenção nesta quinta-feira (10) para uma possibilidade que ainda não havia sido ventilada na imprensa: a preocupação com a possibilidade de uso de dinheiro do narcotráfico para financiamento de campanhas nas eleições de 2016.

As próximas eleições serão as primeiras a ocorrerem sem o financiamento empresarial de recursos aos candidatos. Para o ministro, a nova lei exigirá do Ministério Público Federal atenção redobrada. "Entre as nossas maiores preocupações, está a de que campanhas venham a ser financiadas por dinheiro oriundo de narcotráfico. Não há mais pessoas jurídicas doando para campanhas, mas nós sabemos que o mundo real busca suas alternativas", alertou Toffoli.


O ministro também chamou a atenção para o riso de influência econômica de organizações criminosas, com maior incidência nas campanhas municipais. "Nesses pleitos, qualquer valor mínimo já pesa muito em toda a campanha".

O Ministro Gilmar Mendes já havia chamado a atenção para os valores de gastos máximos permitidos para as campanhas municipais, muito aquém dos gastos registrados nos últimos pleitos. 

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.