<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <!-- Imprensa Livre 3 --> <ins class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:300px;height:600px" data-ad-client="ca-pub-4523451203988549" data-ad-slot="6071147985"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>
.

PT - de opositores profissionais à governantes amadores. Uma experiência trágica e superada 

Tanto na vida quanto na política, o processo de amadurecimento de cada indivíduo passa obrigatoriamente por algumas decepções. Com o tempo, o entusiasmo da juventude cede lugar à reflexões e constatações de equívocos muitas vezes inquietantes.

Com o PT não é diferente. O tempo comprovou que o partido era brilhante no discurso, quando atuava na oposição, promovendo-se através de votações importantes para chamar atenção. Os integrantes do PT eram bem eficientes em cumprir que o rezava o estatuto do partido: fazer oposição sistemática à qualquer governo.

Traduzindo: oposição sistemática significa se opor ou criar dificuldade na aprovação de qualquer projeto proposto por qualquer governo, independente dos interesses da população. Em bloco, o PT votou contra a Constituição de 88, contra o Plano Real, contra a Lei de Responsabilidade Fiscal  e ainda tentou derrubá-la no Congresso. Não conseguindo, recorreu ao Supremo Tribunal Federal com uma ação direta de inconstitucionalidade.

Sobre ter votado contra a constituição de 88, Lula reconheceu anos mais tarde que apesar de todos os defeitos, "é ela quem garante a democracia, esta é a verdade nua e crua"

O PT dizia que não roubava e deu no que deu. Os profissionais da oposição revelaram-se grandes amadores no governo. Amadores e ladrões. Vejam os exemplos de José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, João Vaccari Neto, André Vargas, Henrique Pizzolato, entre outros tantos condenados por crimes de corrupção. Sem saber o que fazer, o partido teve que entregar boa parte das atribuições e ministérios ao PMDB. Mas era só uma mãozinha. Coisa de principiante. Desde então, a solução mágica para todos os problemas tem sido "abri mais espaço no Governo para a participação do PMDB".

Com o tempo, os governos do PT abandonaram os tradicionais parceiros comerciais do Brasil e aqueles que mais investiram no país ao longo de décadas, como Estados Unidos, Alemanha, Itália, França e Reino Unido, para se aliar a países como Cuba, Venezuela, e Rússia. Além de criar excessiva dependência da China. A mudança do foco comercial para a orientação ideológica custou caro ao país e obrigou Dilma a sair rodando a bolsa mundo afora recentemente.

A eficiência é totalmente incompatível com o PT, assim como transparência, confiança, credibilidade e honestidade. Os amadores do PT receberam uma economia próspera, estável, gerando empregos e atraindo investimentos. Surfaram a onda de forma irresponsável, devido ao excesso de confiança nos fundamentos econômicos herdados.

Além de negligenciar com o zelo, produziram a mais fantástica sequência de escândalos de corrupção de toda a história do país, com o roubo de bilhões da Petrobras. Como se não bastasse, após tantas trapalhadas e tantas decepções para os brasileiros, sobretudo aqueles jovens idealistas que acreditaram um dia no partido que hoje é desmascarado todos os dias nos tribunais, Lula tira da cartola uma candidata despreparada e arrogante para acabar de afundar o país.

Com o tempo e o amadurecimento, é possível realizar novas reflexões e constatações. Assim, conclui-se que se como opositores profissionais, os políticos do PT cometeram tantos erros, como governantes conseguiram se superar em todos os aspectos. Assim fica difícil encontrar um papel no futuro para o pouco que restou do partido sob vários aspectos, como competência e confiança, por exemplo.

Os nomes de maior peso (morto) no partido estão todos presos ou destruídos por denúncias de corrupção. Após a comprovação da incompetência e desonestidade de seus integrantes, o PT pode ser definido como uma experiência superada, destinada ao descarte, assim como se faz com tudo aquilo que não presta.


@muylaerte

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.