<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <!-- Imprensa Livre 3 --> <ins class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:300px;height:600px" data-ad-client="ca-pub-4523451203988549" data-ad-slot="6071147985"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>
.


A Polícia Federal acaba de confirmar que o ex-presidente Lula foi intimado a depor em inquérito no âmbito da Operação Zelotes, que investiga a venda de trechos de Medidas Provisórias para montadoras. Lula assinou as medidas provisórias 471/2009 e 512/2010 que estão sob suspeita

O delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos, responsável pelas investigações da Operação Zelotes, assinou a intimação. No documento, o delegado justifica que Lula deverá prestar esclarecimentos sobre “fatos relacionados ao lobby realizado para a obtenção de benefícios fiscais para as empresas MMC Automotores, subsidiária da Mitsubishi no Brasil, e o Grupo CAOA (fabricante de veículos Hyundai e revendedora das marcas Ford, Hyundai e Subaru), bem como outros eventos relacionados a essas atividades”.

A PF tem pressa e, ao contrário de outros inquéritos, prevê o depoimento já para o próximo dia 17, em Brasília. Lula, que está na Espanha, ainda não confirmou se irá ou não comparecer ao interrogatório.

No mesmo inquérito, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal também investigam as relações entre Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos de Lula, e a Marcondes & Mautoni, empresa de um amigo de Lula acusada de comprar trechos de Medidas Provisórias favoráveis a montadoras.

As investigações já apuraram que a Marcondes & Mautoni recebeu mais de R$32 milhões de montadoras no período em que estariam em curso tratativas para a alteração de três Medidas Provisórias de concessão de benefícios fiscais para fabricantes de veículos.


A empresa do amigo de Lula, Mauro Marcondes, fez depósitos de R$2,5 milhões para uma das empresas de Luís Cláudio a título de pagamento por serviços de consultoria. A partir das investigações, o juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal da empresa do filho de Lula e de outros investigados. A polícia afirma que a empresa de Luís Cláudio não tem estrutura para fazer estudo de grande envergadura e detectou que a consultoria foi feita a partir de cópias de artigos na internet.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.