<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <!-- Imprensa Livre 3 --> <ins class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:300px;height:600px" data-ad-client="ca-pub-4523451203988549" data-ad-slot="6071147985"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>
.

Intervenção dos tribunais no processo de impeachment pode significar um golpe na Democracia



O Brasil é um país essencialmente corrupto. Não é nenhuma surpresa que se enfrente um segundo processo de impeachment após 30 anos desde a redemocratização. Hipocrisia seria tentar conter as consequências naturais da corrupção do meio político em nome do fortalecimento da democracia.

Por mais absurdo que possa parecer, admitir que a corrupção é uma realidade que afeta praticamente todos os partidos e seus representantes pode ser uma atitude saudável para o amadurecimento da democracia no país. Esta é uma postura que encoraja o avanço dos processos que visam inibir e combate os vícios políticos no país.
Os políticos se apegam ao fato de terem sido eleitos democraticamente, através do voto popular, como um direito inexpugnável que lhe confere a prerrogativa para roubar, corromper e fraudar a democracia.

Também é um fato que a maioria dos políticos recorre a artifícios inescrupulosos para conseguir um mandato. É um verdadeiro vale tudo para se eleger. Compram votos, recebem recursos de empresas, de organizações criminosas e de grupos de interesses com os quais se comprometem a defender os interesses. Isso só ocorre por que boa parte da população do país também é corrupta e aceita pequenas vantagens em troca do voto.

Mas este não é o maior problema dos brasileiros. Governos corruptos conseguem exercer influência sobre os tribunais. Desta forma, conseguem perpetuar a corrupção e garantir a impunidade.

Embora o Congresso seja permeado por parlamentares corruptos, comprometidos com grupos de interesses, incluindo o próprio governo, retirar do parlamento a prerrogativa de julgar seus pares pode significar um verdadeiro golpe na democracia. Apesar da baixa credibilidade, os políticos podem ser justamente os mais sensíveis aos apelos e anseios do povo. Mesmo que apenas para preservar a própria imagem.

A despetização do STF


O equilíbrio entre os poderes representa um requisito fundamental para a estabilidade democrática e deve ser preservado. Cabe ao Congresso, por mais podre que possa ser, conduzir o processo do impeachment. Qualquer interferência contrária pode se traduzir em formas de burlar a vontade popular e significar a manutenção dos regimes corruptos que impedem o país de avançar.

@muylaerte

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.