<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <!-- Imprensa Livre 3 --> <ins class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:300px;height:600px" data-ad-client="ca-pub-4523451203988549" data-ad-slot="6071147985"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>
.


Nos últimos anos de governos do PT, a economia do Brasil tem decepcionado os brasileiros e o mundo. Em média, a economia cresceu apenas 2,2% ao ano durante o primeiro mandato do Presidente Dilma Rousseff entre 2011-14. 

Embora Dilma insista em culpar o resto do mundo, o seu desempenho à frente do governo é pífio e o país apresentou um ritmo de crescimento muito mais lento do que na maioria dos seus vizinhos e menos ainda se comparado a outros BRICS, como a China ou a Índia. Veja no gráfico abaixo o desempenho das principais economias do mundo, onde apenas o Brasil aparece em situação negativa (amarelo)

A última prévia do PIB revela o quanto a economia do país vai mal em tudo. Ele murchou de 4,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, e espera-se diminuir em 3% em 2015. O consumo das famílias registrou a primeira queda, ano a ano, desde a criação do Plano Real. Ao mesmo tempo, a despesa pública subiu. 

Em 2014, Dilma buscou a reeleição, o défice orçamental duplicou para 6,75% do PIB (o projeto de lei, desde então inchou por mais 2,7 pontos percentuais). 
Pela primeira vez desde 1997, o governo não conseguiu pôr de lado algum dinheiro para pagar os credores. O superávit primário previsto para este ano, que exclui os juros devidos sobre a dívida, de 1,2% do PIB é agora esperado para se transformar em um déficit de 0,9%. 

A dívida pública bruta do Brasil de 66% pode parecer pequena se comparada à da Grécia 175% ou 227% do Japão. Mas as altas taxas de juros do Brasil, de cerca de 14%, tornam os empréstimos mais caros, o que coloca o país numa situação bastante delicada. Apenas com os pagamentos da dívida, o governo consome mais de 8% de tudo que o país produz. 

A crise de governabilidade empacou o país e o governo sem moral entre os parlamentares e a opinião pública não conseguiu aprovar as medidas necessárias para conter o aprofundamento da crise para 2016. 

Os mercados do mundo todo reagiram positivamente após o anúncio da possibilidade de cassação do mandato da presidente Dilma. Caso não ocorra nenhuma mudança no governo, é tido como certo por analistas que para o ano, o Brasil continuará enfrentado dificuldades e milhões de trabalhadores perderão seus empregos. No cenário atual, qualquer mudança seria muito bem vinda para os brasileiros e para o resto do mundo.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.